Pessoal este artigo na INTERNET e achei bem interessante!
Abaixo copiei alguns trechos:
Uma visão parcial sobre a tecnologia nos leva a pensar somente nos seus aspectos tangíveis (instrumentos) e tendemos a considerar perigosos aqueles instrumentos que desconhecemos. No entanto, atualmente tem crescido o uso de tecnologia na educação, o que tem permitido a otimização dos recurso disponíveis, possibilitando multiplicar o acesso ao conhecimento. Porém, segundo Litwin (1997), é de suma importância, na hora de pensar em inovações, reconhecer a necessidade de criá-las nos contextos educacionais específicos a fim de que sua implantação seja significativa.
O EAD tem uma característica própria que pressupõe uma grande ênfase no auto-aprendizado. O aprendiz deve ser incentivado a estudar e pesquisar de modo independente e o aprendizado colaborativo, dinamizando a comunicação e a troca de informação entre os alunos, deve ser intensificado de modo a consolidar a aprendizagem através de atividades individuais ou em grupo. Essas atividades em grupos virtuais podem ser feitas em espaços de reuniões on-line (chats) ou off-line (e-mail), disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.
As características comportamentais necessárias ao desenvolvimento do aprendiz são: estar motivado para aprender; ter constância, perseverança e responsabilidade; ter hábito de planejamento; ter visão de futuro; ser pró - ativo; e ser comprometido e auto-disciplinado.
O ambiente de estudo do aprendiz quer seja no trabalho ou em casa, requer os atributos de disponibilidade de máquina com acesso seguro e contínuo a redes de comunicação, atualização técnica permanente, softwares de comunicação e interação configurados e suporte técnico de manutenção.
No EAD o professor assume um novo papel, surge a função do tutor, que apoiado em diferentes ferramentas pedagógicas irá propiciar a interação do aprendiz com os diversos objetos de estudo/conhecimento, colocando-o como sujeito participativo da sua aprendizagem.
A interatividade é uma função absolutamente crítica do processo de aprendizagem em EAD e um fator importante a ser considerado, pois trata-se não só da interatividade entre tutor-aluno, aluno e material didático de apoio, alunos entre si ou alunos e instituição de ensino, mas sim da cultura grupal no que se refere às dificuldades individuais de cada um.
O Material Didático deve ser uma ferramenta básica de aprendizagem e como princípio ser necessariamente auto-explicativo - permitindo a auto-aprendizagem, motivador - incentivando e estimulando ao estudo e variado - sendo adequado aos vários estilos de aprendizagem.
O Plano de Estudos deve ser uma ferramenta utilizada tanto pelo professor como pelo aprendiz. Para o professor, o Plano de Estudos é o planejamento da ação formativa.Para o aprendiz, o Plano de Estudos deve ser uma ferramenta que lhe permita conhecer todo o conteúdo do programa, para que ele possa organizar os estudos e dividir o tempo que deve gastar em cada etapa.
Para mais detalhes acesse o endereço: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=69
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